R. Henriquetta M. Guerra, 1330

+55 (11) 9.6904-9452 | +55 (11) 96589-1827

Aberto 24 horas por dia


A ressonância emocional é praticamente obrigatória no cenário de marketing atual. Você não pode simplesmente fazer um produto excelente e contar com a vinda dos compradores – você precisa atraí-los. E com a inflação levando os clientes a priorizar a economia, você não pode contar com a lealdade à marca para mantê-los voltando.

Para ganhar e reter a atenção de um cliente em um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, você precisa construir conexões profundas e duradouras. Então, como um bom parceiro romântico, você deve fazer com que eles se sintam verdadeiramente vistos e compreendidos. Aqui estão algumas maneiras de começar.

1. Estude os sentimentos do seu cliente

Pesquisas mostram que as decisões das pessoas são motivadas mais pela emoção do que pela lógica. Se você conseguir descobrir o que está no coração de seus clientes, poderá calibrar sua estratégia para puxar as cordas certas.

Você pode usar ferramentas tradicionais de pesquisa de mercado, como análise de clientes, pesquisas e dados de CRM para fazer isso. Mas isso pode não fornecer o nível de profundidade necessário para realmente se identificar com seu cliente. Você não precisa apenas antecipar o comportamento e as decisões de seus clientes. Você realmente quer entender por que eles fazem as escolhas que fazem e como se sentem sobre suas decisões.

Os grupos focais e outras ferramentas de pesquisa qualitativa fornecem mais informações, mas exigem muito mais tempo e dinheiro. Em vez disso, você pode fazer parceria com empresas que estão inovando na ciência da coleta de dados emocionais , desenvolvendo metodologias mais avançadas para entender o raciocínio dos clientes. Por meio de análises avançadas, eles podem determinar rapidamente o que motiva os clientes e descobrir como convencê-los a agir.

2. Reescreva sua história

Depois de entender o que é significativo para seus clientes, você pode começar a realinhar sua mensagem com os sentimentos deles, às vezes surpreendentes. Se você vende carros híbridos, pode descobrir que seu público se preocupa mais em alimentar suas famílias do que em salvar o planeta. Se a história de sua marca atual é sobre benefícios ambientais, você pode começar a fazer proselitismo sobre as economias de longo prazo de se tornar um híbrido.

Ou você pode seguir uma direção diferente com as emoções, uma direção que pouco tem a ver com a história da sua marca. Você pode simplesmente usar as emoções motivadoras de seus clientes para ganhar visibilidade, como no caso da “ sadadvertising ”. A mensagem nem precisa estar relacionada ao produto se você convencer os clientes de que sua marca compartilha os valores deles.

Você se lembra do protagonista benfeitor do comercial de seguro de vida tailandês que se tornou viral alguns anos atrás? O spot jogava com o sentimento de empatia e desejo de conexão dos consumidores, sem realmente dizer nada sobre o produto. Esses anúncios funcionam porque fazem os clientes sentirem algo, e isso os faz lembrar de você.

3. Segmentar e selecionar

Além de ajustar a história geral da sua marca, você precisa selecionar conteúdo baseado em emoções para diferentes tipos de clientes e interações. Para fazer isso, segmente seu marketing com base nas emoções motivadoras de diferentes clientes. Talvez você tenha um grupo demográfico movido pelo medo de produtos químicos tóxicos em seus alimentos. Outro é movido pelo ciúme extremo de seus amigos mais magros e em forma. Esses dois grupos devem receber anúncios muito diferentes para o seu substituto de carne vegana.

Ao desenvolver sua estratégia de marketing, você também pode pensar em como deseja que os clientes ajam em resposta. Você pode organizar seu conteúdo em torno de diferentes objetivos de negócios, como estabelecer mais presença online ou conquistar a fidelidade do cliente.

A pesquisa mostra que a raiva e a admiração tendem a se tornar virais mais rapidamente. Se você deseja alcançar mais pessoas rapidamente com um novo produto, direcione seus anúncios para essas emoções. Por outro lado, se seu objetivo é construir lealdade à marca, a pesquisa mostra que seu marketing deve evocar medo .

4. Use depoimentos e boca a boca

Uma das melhores maneiras de se conectar com os clientes é fazendo com que eles se sintam mais próximos do produto. Marketing de mídia social, depoimentos e outras estratégias de boca a boca podem ser algumas das melhores ferramentas de marketing emocional. Na verdade, 81% dos clientes disseram que postagens de influenciadores ou conexões pessoais nas redes sociais os fizeram pensar em comprar algo.

Contratar influenciadores confiáveis ​​para promover seu produto para seus seguidores nas mídias sociais é uma maneira de fazer isso. Outra é a criação de conteúdo viral que as pessoas compartilharão voluntariamente em suas mídias sociais. Um link de um amigo faz com que o cliente se sinta muito mais próximo e conectado a um produto.

Conseguir que mais clientes revisem sua oferta também pode ajudar bastante a promover esse senso de conexão. Pesquisas mostram que as pessoas confiam em análises de produtos on-line quase tanto quanto em recomendações pessoais e mais do que em marcas.

5. Dê as dicas certas

Existem outras maneiras mais sutis de os profissionais de marketing digital influenciarem as emoções dos clientes. Certas cores e escolhas de palavras, por exemplo, evocam respostas emocionais específicas nos clientes.

Azul pode significar confiança e confiabilidade, aumentando a confiança do cliente em hospitais ou seguradoras de saúde, por exemplo. Verde significa natureza e é ótimo para vender produtos ecológicos e alimentos frescos. O vermelho pode evocar urgência ou fazer um cliente sentir fome, por isso é uma boa escolha para liquidações ou fast food.

Se tudo mais falhar, você pode seguir o caminho da velha escola de deixar os clientes inseguros sobre sua aparência. Mas hoje em dia, a inclusão e o marketing positivo oferecem muito mais retorno para seu investimento.

Conhece a ti mesmo

O núcleo de uma estratégia de marketing emocionalmente ressonante é, antes de mais nada, conhecer e atender seu cliente. Antes de fazer grandes mudanças, audite suas estratégias de marketing atuais para ver o que já está ressoando. Seja o mais claro possível sobre o que sua marca tem a oferecer e expanda o que está funcionando.

Lembre-se de que você sempre pode adaptar, segmentar e reformular seu marketing emocional – até certo ponto. Mas tenha cuidado para não se afastar demais da mensagem e dos valores centrais de sua marca. A emoção central mais importante que você precisa de seus clientes é a confiança. Para ganhá-lo, você precisa manter sua história correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com a Mídia MKT Marketing Digital, seu sucesso é nossa missão!

Confie em nós para impulsionar sua presença online e alcançar resultados incríveis. Vamos começar a criar juntos!